11 2063-0395

Programa de prevenção Reference

O programa de prevenção consiste em uma avaliação metódica e diferenciada, tendo em vista o acompanhamento de lesões pequenas de cárie ou intervenção com tratamentos se necessário. Essa ação visa a preservção de cada estrutura dental  e diminui a quantidade de procedimentos, visto que se uma lesão de cárie for detectada no início, ela não progredirá para um tratamento endodôntico(canal) por exemplo.

Para isso, periodicamente, serão avaliados os tecidos moles, ossos, dentes e condição da higienização através de exames clínicos e radiográficos.

Realizamos 14 tomadas radiográficas para o exame completo, avaliando:

- Tecido ósseo: Antes que a perda óssea atinja níveis em que seja insustentável a permanência do dente, avaliamos a causa e removemos o fator causal.

- Dentes: Verificamos as condições das restaurações, tratamentos de canal realizados e lesões endodônticas,

Clinicamente:
    - Tecido gengival: Observa-se a ocorrência de sangramentos e sinais de inflamação.
    -  Lesões de cárie iniciais, sendo possível a remineralização (recuperação de estrutura mineral do dente), sem desgaste dental.
    - Avaliação das condições de higiene e orientação de higiene.
    - Prevenção de câncer bucal: São observados todos os sinais indicativos de lesões tumorais a fim de diagnosticar o mais precocemente possível.

Neste programa de prevenção, incluimos alguns protocolos para uma saúde bucal agradável :

- Aplicação tópica de flúor
    - Profilaxia